30.09
2008
Uma aposta com pouca aceitação!!

olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade….

Em 1978, a Van Doren Rubber Company, Inc( desde 1966) do empresário e visionário  Paul  Van Doren, teve visão de lançar no mercado as rodas da com  marca  Vans.
Foram criados dois modelos as: New! Van’s “Off the Wall” Wheels , feitas com “Van-A-Thane” e em duas cores (vermelha e azul) de tamanhos e dureza diferentes.
Na época um mercado de “Wheels” ja era  super competitivo e  já dominado  as famosas: Oj, Park Riders, Rod Riders, Sims, e nova BONES Peralta.
Com toda está competição ficou difícil as rodas da Vans se manterem no mercado  e depois algum tempo Paul Van Doren desistiu de produzi-las e acabou por investir mesmo em sabia melhor fazer novos modelos de Tênis.
As rodas Vans são muito raras foram produzidas poucas (eu nunca vi nenhuma!!) e as que resistiram estão nas mãos de colecionadores pelo mundo.

Fonte – Web – Vans Book

Saiba mais – www.skatecuriosidade.com/livros/livro-da-vans

Abraço a todos

29.09
2008

Uma das primeira propagandas, com o inovador tenis bicolor de 1978 , sonho de consumo dos skater da época.
Propaganda na revista Action Now de 1982
outra inovação, antes do cano alto a preocupação com o SKT “bater” no tornozelo.
Modelo tradicional cano alto, hoje conhecido com Old School.
Sempre criando e inovando!!!
Modelo do skater Tony Trujillo, de 2007 .
primeira sede da vans em 1966

primeira sede da vans em 1966 em Anahein

Propaganda Skateboarder Mag - 1978

Olá amigos leitore(a)s do do skatecuriosidade.

Fundada pelos irmão James e Paul Van Doren e ajuda os amigos Gordon e Sergei D’Elias.  Inicialmente baseada na cidade de Anahein (sul da Califórnia) a Industrias VAN DOREN RUBBER COMPANY, INC está no mercado desde 1966.Começou com 03  diferentes modelos de tênis (2.49 e 4.99 Dolares) em menos de 01 ano já os tênis já eram distribuídos para mais de 70 lojas da Califórnia.
A Vans foi a primeira empresa a investir no mercado jovem do surf e skate, inicialmente só com tênis e foi pioneira em lançar um modelo BICOLOR, a Vans tinha como  fortes concorrentes os tênis Makara e Hobie.
Mas em 1980 com a Crise do skate a Vans acabou por investir e fabricar tênis para em outros esportes ,como Baseball e Football(americano), mas acabou por não dar certo e a empresa de Paul e Filho Steve Van Doren  quase foi a falência.
Com a volta dos skate nos meio da década de 80, a empresa já recuperada foi vendida em 1991 para um investidor O Sr. Mcown Deleen que investiu maciçamente em outros produtos como bags ,roupas, e centenas de modelos de tênis e abrindo filiais pelo mundo todo, mas mesmo assim a Vans foi vendida para V.F Corporation, fabricantes dos Jeans “LEE” e Wangler por 396 milhões de dólares, mas Steve Van Doren(filho assumiu nos anos 80s) continua como  um  dos principais Investidores da  gigante e mundialmente conhecida  Vans. Atualmente quem Gerencia a Vans e Filha de Steve,  Kristy Van Doren.
A Vans comercializa seus produtos no mundo todo apoiando e patrocinando esportes como: SKATE, SURF, SNOW, BMX, Moto X , também grupos musicais e e grandes eventos realizados em diversos países evolvendo musica e entretedimento.
Eu Tive privilégio de conhecer pessoalmente dono da Vans em 2001, durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Skate , evento realizado juntamente com o Lançamento do Livro de skate Onda Dura e pude ver o quanto Steve Van Doren e um cara simples e carismático.

Atualmente os tênis da vans são feitos na china (uma tendência das grandes empresas)

Saiba mais sobre a Vans – http://www.skatecuriosidade.com/livros/livro-da-vans

Abraço a todos

26.09
2008
VHS educativo da Manchete, na capa o Garoto Lincon Ueda, na Dominio skatepark na cidade de Atibaia,SP

Olá amigos leitores do skatecuriosidades…

Este Vhs feito pela Manchete,BlockProduções: Técnica dos Campeões , de 1988,(vendido em revistarias e livrarias) ensinava a executar das manobras básicas e até as mais radicais, tanto no vertical como no freestyle, vídeo tb mostra as sessions e as melhores e incríveis manobras, alem das entrevistas com os pioneiros do esporte e várias dicas dos campeões, tb fala sobre equipamento,regulamento de competição.
A Direção produção e edição de Vicente Capum Neto na camera Ronaldo Machado.
Os skatistas aparecem: Carlos Coutinho(pioneiro), Sergio Negão(vert), Owaldo “O”(free), Lincon Ueda(vert), Edsinho(vert), Claudio Higa(free), Claudio Secco(street), Lúcio Flavio(free), Tai Tai(free), Narina(vert), Prica(street), Junae(vert), Léo Kakinho(vert), Alexandre Ribeiro(street), Miltinho(street).
Eu me lembro de ter visto a este VHS nas bancas para vender , mas nunca assisti.

Colaboração – Diorandi Nagao

abçss a todos..

25.09
2008

milhares de pessoas assistindo!
O Itaguará Boy Alexandre Tavares( Am) arrepiando!!! Foto Shin
O Pro Fred – vencedor da etapa de Salvador -Foot Plant foto Shin
Mega estrutura itinerante, toda transportada de avião
O Convite, regulamento,ficha de inscrição.
Super Evento!!

Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade

Em Super evento realizado no ano de  1989. Provas realizadas  em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia.
8 e 19 de Agosto – Rio de Janeiro
08 e 09 de Setembro – Recife
22 e 23 de Setembro – Salvador
13 e 14 de Outubro – Belo Horizonte – Etapa que não aconteceu.

A Marca Alternativa fazia parte das lojas de departamento da gigante Mesbla e teve como apoio a revista Overall e comissão técnica Super Dog de Guaratinguetá.
Um super evento itinerante com ótima estrutura (desmontável, inclusive o Half pipe, transportado de avião até o local do evento) .
Sem Dúvida um dos maiores Eventos de skate até então realizado , uma super produção com Half coberto e palco para Show onde várias bandas se apresentavam Ex –  Ed Motta, Supla, Grinders, Gueto e outro… com media de 4 mil pessoas assistindo, por etapa.
O campeonato de skate foi disputado na modalidade VERTICAL no formato Homen X Homen e com 24 skatistas(20 convidados pros e mais 4 skatistas convidados do local)
Todas etapas tiveram uma maciça divulgação na mídia escrita e televisiva com autdoor gigantes espalhados por todas as cidades onde o evento ocorria.
Uma super festa, fiz parte do staff , (ficamos em ótimos hotéis com carro alugado, passagem de avião sem contar lugares lindos que conhecemos….uma mordomia só..rsr)
Mas ouve uma “pressão” dos skatistas (pros) reivindicaram  uma melhor premiação(o que não aconteceu) e a última etapa a de Belo Horizonte , não aconteceu.
Nas epatas anteriores os skater pros já estavam reivindicando por uma  premiação melhor,mas a organização acabava por substituir os Pros  ,pelos melhores skatistas amadores, dando a oportunidade para muitos skatistas amadores terem sua primeira chance de aparecer(caso do atualmente penta campeão mundial Sandro Dias o mineirinho) para o mundo do skate Vertical em uma super estrutura mostrada para o Brasil todo.

Skatistas que participaram de todas etapas – Ueda, Bigo, Dinho, Negão, Marcelo Campos, Leo Kakinho, Bruninho(am),Pankeca,Franco,Alexandre Tavares(am), Samuca, Cofox, Porque??, Marcio Testoni(am), Formiga, Gustavo Koling, Fred Willweg, Sandro Dias Minerinho(am) Cabalero(am) Primitivo(convidado local) Jason (convidado local) e muitos outros…

Diretor Geral – Paulo Lima, Diretor Técnico- Petronio Vilella, Diretor de Prova – Cesar Gyrão, Computação – Eduardo Yndyo ,Antonio Jr . Fotgráfo do evento Shin Shikuma.

Resultado- Rio de Janeiro -1 – Ueda, 2 – Bigo Recife -1 Franco, 2- Ale Tavares, Salvador – 1 – Fred Hillweg , 2 – Franco.

Fonte –  Encarte da revista Overall – Acervo pessoal Eduardo Yndyo

Abraço a todos

24.09
2008

COMUNICADO

Olá amigos ….. hoje bog completa seu primeiro mês, e fiquei surpreso pela quantidade de acessos…mais de 2500 Gostaria de agradecer de coração a todos que entraram aqui, e de alguma forma aprenderam alguma coisa com as mais de 53 matérias postas só este mês.
O skate e um esporte fascinante e com quase meio século de seu invento, continua a evoluir… e nunca saberemos realmente onde ele vai parar!!!!!
A quantidade de informação sobre skate e imensa…. e se Deus quiser vou estar sempre aqui para poder passar a todos as informações de Ontem, Hoje e se possível amanhã.

DEUS ESTEJA COM TODOS

E de CORAÇÃO

OBRIGADO >>>>> SKATE SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

EDUARDO YNDYO

24.09
2008
Rodas nacional(torlay) de Baquelite (mesmo material que é feito cabo de panela)
O sessentão Frank Nashworthy, acompanhando as filmagens do filme Lord of Dog Town. 

Primeiras rodas as famosas Cadillac Wheels( translúcidas reeditadas) mas primeiras eram com cx bilhas e não com roamentos.
Uma revolução, Roda de material novo o Uretano!!!!
Frank - 1977

Frank - 1977

Frank Vibra com f/s air de Dan Murray - Monster skatepark (CA) 1978

Frank Vibra com f/s air de Dan Murray - Monster skatepark (CA) 1978

Olá amigo(a)s  leitores do skatecuriosidade

Na década de 60 as rodas dos skates eram de ferro/aço (herança dos velhos patins de 1920(30), no final de 60 teve pequena evolução fora criadas rodas de Baquelite (material que é feito cabo das panelas) e também um  tipo de “massa de ceramica” chamado de Clay mas a durabilidade era bem pouca e rodas “gastava” rápido.
Foi em 1972 que um Jovem  Americano vindo da  Virginia para Califórnia  apaixonado por surf e que gostava de skate descobriu por acaso um produto que vinha REVOLUCIONAR a história do skate O URETANO para as rodas de skate, O Nome do Descobridor é FRANK NASHWORTHY.
A partir deste momento os skater puderam usar uma roda que deslizava bem melhor, aderia e era muito bonita e bem acabada e tinha maior durabilidade.
Foram feitos diverso testes e descobertas várias dureza ( de 72 a 105 e diversos tamanhos) podendo assim os skatista escolher a roda para modalidade que iria praticar.
O Uretano para skate descoberto por Frank quando trabalhava em fabrica de poliuretanos foi utilizado no mundo todo e em diversas áreas.  Mas Frank não perdeu tempo em 1972(mesmo ano do descobrimento) investiu em formas para rodas criou a marca Cadillac Wheels (que viria a ser uma das rodas mais vendidas no mundo, chegou a vender mais de 300 mil jogos em um ano) mas os skaters do Mundo todo agradecem.

Segundo engenheiro Químico Eduardo Brizzi (foi dono da Dm skateboardes dos anos 70) -A criação dos poliuretanos é atribuida ao químico industrial alemão Otto Bayer (1902–1982), que descobriu a reação de poliadição de isocianatos e polióis]. O produto foi inicialmente desenvolvido como um substituto da borracha, no início da Segunda Guerra Mundial.
O Frank Nashworthy trabalhava em uma industria fabricante deste material para uso em ferramentas, etc, e acabou desenvolvendo a primeira roda de skate.
A Primera industria Brasileira a importar Uretano da Uniroyal e fabricar rodas para skates e patins foi a DM Skateboards em 1976/77.

Fonte – Net – http://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Nasworthy

Saiba mais – http://www.skatecuriosidade.com/rodas/cadillac-wheels

Abraço a todos