A Empresa Paulista Bera-Rio(situada no Alto da Lapa,SP) Dono era o Ari, foi uma das que mais investiu no skate nacional do final dos anos 70s, a Bera-Rio tinha linha de 03 modelos de shapes Duratite( 27″ x8″ Pol, 29″ x 9″ Pol , 30″ x 10″ Pol) Todos muito largos(new Faces of Boards) ,uma tendência do final dos anos 70s. Dois modelos de Rodas ( Double Conical 64mm para pista e 56 mm para freestyle) e trucks 6″ e 8″ Pol. Tive um shape da Beira-Rio em 1978 mas não aguentou muito, e alguns dias ele rachou.
Fonte – Jornal do Skate novembro 1977 – acervo Eduardo Yndyo.
Em 1987 a empresa paulista Kayabí Sportwear lançava no mercado nacional os “Trucks de alta resistência e “Inquebrável” feitos em alumínio polid0. A Kayabí foi mais uma empresa a tentar se sustentar no já concorrido mercado de trucks para skate do final dos anos 80.
Fonte – Zine skatenews de 1987 – acervo Eduardo Yndyo.
Nas minha “garimpagens” a procura de curiosidades do mundo do skate me deparei com este anuncio da Folha de São Paulo de 1976 onde se anucia o skate nacional LUSUL “Surf no asfalto”, em toda minha vida de skater eu nunca soube desta marca de skate, se alguem souber mais informação sobre este raro skate eu adiciono à matéria.
Começou andar para ajudar o filho... e nunca mais parou..
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
Mais um skater da “melhor idade”, trata-se do skater americano Lloyd Kahn de 76 anos (arquiteto e construtor e dono de uma Editora de livros Independente). Lloyd começou a andar ao 65 anos para fazer companhia ao filho que passava por uma recuperação das drogas, parece que a formula deu certo… filho ficou “limpo”, e Lloyd tomou gosto pelo skate e nunca mais deixou o carrinho.
Esta frase e muito legal!! – “O mundo Gira na mesma velocidade de sempre, mas nada é igual a que era antes , o tempo vai causando efeitos devastadores em algumas pessoas e no entanto existe um grupo que parece ter achado a fonte da juventude eterna: este grupo anda sobre skate”
Depois apresentação do Hosoi, skater vândalos ateiam fogo ao carro
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
O episódio ocorreu em uma praça da cidade de São Paulo em abril de 1987 bem em frente a QG Discol(casa noturna da época) durante a apresentação street sessiom do skater americano Christian Hosoi ,a organização arrumou além das rampas, um carro(Ford Landau 1974) para servir de Obstáculo, acontece que logo que acabou a apresentação muito dos os skaters que estavam assistindo acabaram por detonar e arrastar o carro e sem não bastasse atearam fogo . Como toda a mídia escrita e televisiva estava presente a é lógico que a repercussão foi Negativa, o lema da época “skate and Destroy” estava em alta mas quem levou a pior foi o Ford Landau. Eu estava presente a este evento… e no dia seguinte quando os noticiários da Tv mostravam todos aqueles skaters “agressivos” “vandalos” e “selvagens” detonando e incendiando o carro, pegou super mal.
Fotos – Fonte revista Overall 1987 – fotos Petrônio Vilela
SSR - skates forte propaganda mas melhores revistas...
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
Produzidos pela The Skateboard Division of Santa Monica Research Inc. (Santa Monica, Califórnia) a SSR produzia o skate completo (truks 120 mm, Rodas Super pro 65 mm 92 dureza e deks 28 pol superwood, rolamentos eram os ABCs 01). Com forte propaganda nas revistas da época, tentava um lugar “ao sol” no concorrido e disputado mercado de skate do meio dos anos 70.
Fonte – revista skateboarder 1978 – acervo Eduardo Yndyo.