Bom tudo começa lá no inicio do seculo XIX quando o governo paulista contratou o Famoso engenheiro de pontes Euclides da Cunha para construir uma Ponte sobre o Rio Paraiba do Sul , uma importante ligação da cidade de Guaratinguetá para a área Rural do Pedregulho reduto de famosas fazendas de plantio do Café , ideia era o escoamento mais rápido do café da região para porto de Santos. A Ponte Metálica como ficou conhecida foi cartão postal da cidade durante quase 80 anos, mas no dia 20 outubro de 1987 Crakkk parte da ponte Ruiu, A prefeitura então resolveu construir uma ponte moderna bem ao lado (ficaria muito caro para a prefeitura recuperar e restaurar a antiga) e o que ficou foi a metade anos depois foi restaurada e virou área de laser . Mas o skater local Lucas Minhoca(four Family) teve a brilhante ideia de usar o espaço e fazer o Primeiro Game of Skate da Ponte(street) , foi festa muito legal e bem organizada (30 competidores, e galera em peso para prestigiar) competição de alto nível disputada homem x homem ,vencia a melhor manobra de solo. Campeão foi Andre Lima. Parabéns ao Skater Minhoca, e organizadores pela ótima e inusitada iniciativa, e que venha o segundo.
Esta ponte faz parte de minha vida(sou nascido e criado em Guaratinguetá), eu estava presente no dia em que ela caiu (por sorte ela já dava sinais que iria desabar) e a policia interditou horas antes e ninguém se feriu, foi momento inesquecível para mim. Foi muito legal estar lá assistir ao champ e reviver tudo.
Detalhes... trucks e rodas, está e para sonhar com altas manobras..
Olá amigos leitores do skatecuriosidade
RampBed, esta é a cama mais radical do planeta , ideia do skater americano Gabe Jasso em criar uma cama com a forma de uma mini Half pipe (duas prateleiras e cinco gavetas e com puxadores feitos de trucks e rodas). Gabe teve a ideia durante uma Trip de skate em que precisou dormir dentro de uma half,(ele deve ter gostado..rsrs) e resolveu por em prática sua experiência. A Rampbed tem dois tamanhos Twin(infantil) e Full(infanto juvenil).
Olha que eu achei no Youtube… este skater anônimo saindo de um skate e dando mortal e voltando para outro skate... a “manobra” para lá de inusitada tá mais para atração circense… rsrs. É que lógico que não poderia ficar fora do skatecuriosidade.
Leonardo será primeiro Doutor em skate a dar Nose Bunt Slide
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
Chegou as minhas mãos o ótimo trabalho de dissertação de mestrado do skater Leonardo Brandão, O Livro – A Cidade e a Tribo Skatista : juventude,cotidiano e práticas corporais na história cultural (período de 1972 a 1989) editora Ufgd , 160 pg Pb. Trata-se de um trabalho que toma o skate como objeto de estudo em um programa de mestrado em História ao que tange aos movimentos da cultura esportiva, da apropriação do urbano e da formação de identidades juvenis.
Leonardo Brandão – skater desde 1989 , Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi professor do curso de História da UFGD durante os anos de 2007 e 2008, instituição onde também realizou o Mestrado em História que deu origem a este livro. Atualmente, com bolsa CNPq, ele se encontra em fase de Doutoramento pela PUC/SP, sob orientação da professora Doutora Denise Bernuzzi de Sant’Anna.
Para quem tiver interesse no livro, entre em contato direto com o Brandão pelo email brandaoleonardo@uol.com.br e leohst@hotmail.com
O blog skatecuriosidade, e fonte riquíssima de informações sobre a história do skate nacional e mundial e recebe muitos email para ajuda em trabalhos em Monografias, TCC, Mestrados e até Doutorado…. eu fico feliz por estar ajudando….
criatividade do desenhista Tood Brattud , mamas femininas... decks em espanhol..
adesivos...
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
A “Polêmica” empresa de skate americana Consolidated skates lançou este deck com jogo de rodas com desenhos só de mamas femininas(todos os tipos…) – Desenho do Polêmico desenhista Tood Bratrud (seus desenhos muitas vezes são polêmicos, agressivos ,contundendes e por vezes vezes subversivos). Logo farei uma matéria sobre os polêmicos desenhos de Tood…
modelos de Zipees vinham com folhetos explicativos de como usar...
Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade
Feitos pela Manning.corp de Chicago e distribuídos na Califórnia no inicio dos ano 60 – O Sidewalk Surfboards Zipees (Sidewalk era a denominação do skate dos anos 60s). Foram lançados vários modelos: Major,All pro, Lahana, Maloa. O Curioso é que vinham com um folheto explicativo indicando a partir que idade poderiam usar o “Brinquedo” e como aprender a andar.