2008
09.04
Campanha

Notícia em vários jornais e revistas

Marcio Tanabe(mad rats) liderando a manifestação...

Jornal Estado de São Paulo

Olá amigos leitores do skatecuriosidades…

E mesmo aconteceu, na cidade São Paulo em 1988,o prefeito “Crazy” Chamado de Jânio da Silva Quadros resolver “do nada” proibir skates e bicicletas dentro do parque do Ibirapuera, mas não contente resolveu proibir a pratica do skate nas ruas de São Paulo…. isso mesmo!!! ficou proibido andar de skate nas RUAS e Praças.
Diante disto foi feito uma passeata de skatistas do metro Paraiso até o parque do Ibirapuera, mas os skatistas não foram ouvido pelo prefeito, e os portões do parque foram fechados para os manifestantes.
Depois de muitos dias de proibição e muito barulho feito pelos skatistas e a mídia, o Prefeito “LOUCO” teve que voltar atrás, pois foi provado que a medida tomada conta os skatistas era Anticonstitucional. Eu participei  da manifestação.
Me lembro bem que quando ia a São Paulo andar na Ultra skatepark, levava o Skate escondido dentro de uma mala, eu tinha medo que algum guarda metropolitano, visse meu skate e se aproveitasse da situação para “ganhar” meu skate e dar de presente para o alguém ou vender….

Fonte – revistas e jornal – acervo Eduardo Yndyo

Abraço a todos

 

12 comentários para

Comentári
  1. Cara vc me fez lembrar de várias coisas muito boas, dentre elas essa passeata que organizamos contra a decisão de Janio Quadros. Na foto que tem o titulo “Skate não é Crime” tem um cara com megafone à direta, organizando a passeata. Esse cara sou eu, Marcio Tanabe. Fiquei feliz de saber que alguém guardou essa matéria. Pois é já naquele tempo eu defendia que o poder público deveria dar mais atenção ao skate, e hoje sou o principal articulador do skate junto aos orgãos públicos de SP. Essa história tem apenas 20 anos, e isso mostra que não se constroi nada de uma hora pra outra, tem que ralar muito pra chegar lá.
    SKATE NA VEIA!!!

  2. A manifestação pode ter acontecido antes mesmo de eu nascer, mas são atitudes como essa que nos inspira!
    Quantas cidades desse imenso Brasil não tem pista? Quantas pistas são negadas sobre a perspectiva preconceituosa? Quantas (os) praticantes do skate são inibidos por seus pais, em especial nós garotas? Quantas garotas já não os peitaram pra exercer a sua liberdade? Quanta liberdade já não foi aprendida através do skate? Quantos skates já não foram apreendidos pela policia? MANIFESTEMOS e VIVEMOS a subversão em todas as suas deliciosas formas libertárias. Hoje ainda gritamos e não nos cansaremos: SKATE NÂO É CRIME!!!

  3. A policia tomou meu skate uma vez, disseram que levariam pro 89 D.P. no morumbi, eu morava ali do lado, tive que andar até a delegacia pra pegar meu skate. Mas rolou de fugir dos gambés mais de uma vez, a gente via os caras e saia a mil, eles ligavam a cirene mas não vinham atrás, era legal pra caralho. Também fui no Ibira, porra, aquele tempo era demais!

  4. car#@ era dahora mais p causa de voceis que noz podemos andar hj em dia essa ppasseata mais hj ainda esiste preconceito “skatista é malokero drogado ladrao” isso acontece da sociedade achar mais eu quero que se fo#@ nao ligo pra sociedade e voceis ainda ada de skate?? davidsilvioskate@hotmail.com orkut

  5. nas ruas deveria manter a proibição sim ois voces são um bando de vagabundos que so sabem encher o saco de pessoas de bem morte a voces pilantras

  6. ola bom dia a todos esse comentario que fiz sobre voces foi uma burrice da minha parte eu peço desculpas a todos pois sei que voces são acima de tudo esportistas e tem o meu respeito o skate e um esporte de tem muita arte e magia e coragem acima de tudo a minha bronca e quando alguns moleques não sabem respeitar a privacidade e o momento de paz que todas nós merecemos fica aqui o meu pedido de desculpas a voces esportistas amantes da arte skate sorte a vocês e continuem nos proporcionado momentos de prazer e tensão com sua manobras, por favor me perdoem pelas palavras de mau gosto foi um desabafo que não tem nada a ver com voces artistas do skate.

  7. Bom eu acho que todos nos skatistas temos que continuar lutando pelo o que é nosso e pelos os nossos espaços, não devemos deixar eles tomar algo nosso…
    não é só pq eles naum gostam de skate eles tem q acabar com a alegrias de alguns
    se precisar vamos lutar todos juntos, já passamos por várias fases assim e essa é só mais uma, eu falow isso pq eu só so mais uma q tem amoe pelo carrinho e ñ qria parar de andar nas ruas e nem no ibira…
    valel abração pra todos
    e VAMO Q VAMO ;) ;)

  8. eu tambem estou com muita raiva pq proibiram ns de andar aqi na praça poxxa deixa a gemte andas skaista nao e vagabundo

  9. esta porra de prefeitura /governo … so da moral pra merda de futebol mas para skate que e um esporte que n prejudica ninguem eles proibem,agente tem o direito de como cidadoes de poder andar numa pista linpa boa e que cuidem e isso q nos desanima alguma vezes a falta de etica com o skate …skate na veia. veja mais em … skate boarding nao e crime.youtube…valeu.

  10. participem desa comunidade no orkut nos de sc tamo sem pista ajde os skatistas daqui por favor http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116754729 valeu brigado pela atençao bao sorte para vcs SKATE NAO É CRIME

  11. mano esses caras pensan q todos skatistas são maconheiros ou criminosos só pq eles não andão pq skate é diversão um abraso a todos skatistas

  12. por isso sou punk não supordo esses prefeitos

Spam Protection by WP-SpamFree