2009
05.04
Logotipo, criativo e com lema forte!
Grabers, tails, lapperes, parafusos
Famosos Grabers
skater Neguinho da Anarquia – Foto Diorandi Nagao

Propaganda Forte e criativa. 

as famosas Rodas
Apoio e patrocínio a skaters – Ruy Muleque e Fernado Batman
entre para "clube"....

entre para "clube"....

Olá amigo(a)s do skatecuriosidade

Empresa Anarquia foi criada pelo paulista Maruro Bioni em 1986, um jovem visionário de apenas 17 anos, considerado na época um dos empresários de skate mais jovens (no inicio Mauro trabalhava com as Irmãs mais velhas pois ele como menor não poderia abrir a empresa).
No inicio a Anarquia produzia apenas arrebites, parafusos e porcas para fixação dos trucks, mas aos poucos e com uma propaganda forte nas melhores revistas de skate marca foi ficando conhecida, e Mauro passou a produzir Grabbers, Lappers, copers, Tails, todos em nylon.
A Anarquia tinha como lema ” Ande e Entenda” , acabou por virar uma marca muito conhecida e procurada pelos skaters, e logo vieram outros lançamentos, luvas, óculos(inquebrável), caneleiras, lixas autocolantes ( uma novidade, com desenhos) e a famosas Rodas Anarquia DUM DUM (vinham em uma caixa) de tamanhos, 60mm, 63mm, e 67mm em sete cores.
Mauro Bioni foi um grande incentivador do skate na década de 80, organizou Campeonatos, deu apoio e patrocínio a novos skaters.
A Empresa encerrou as atividades no inicio da década de 90, com a baixa do skate e os planos loucos do governo em mudar a economia.
Eu tenho em meu acervo,um jogo de Rodas Anarquia Dum Dum 63 mm , que por sinal estão bem usadas… roda era realmente boa.

Revistas e Zines  do Acervo pessoal – Eduardo Yndyo

Abraço  a todos

 

28 comentários para

Comentári
  1. Putz Yndio! Eu adorava os produtos da Anarquia! principalmente as rodas. Tive vários jogos delas. É uma pena que a marca tenha encerrado as atividades… Bem que ela poderia voltar a ativa, tal como a Lifestyle fez, eu ia ser cliente de carteirinha.

  2. Nossa… bons tempo.. hehehe
    Lembrei que tive um Skate H-PRO resinadoo.. kakak
    que doidera como o tempo passa…

    abraço e parabens pelo blog..

    Marcão!

  3. Era muito classe esses anuncios!!!
    Parabens pelo trabalho de resgate da nossa identidade no skate.

  4. Na minha opinião a Anarquia! foi a melhor marca de acessorios da epoca sem dúvidas!
    A qualidade e identidade eram peças chaves. Fora a criatividade do Bioni.
    As lixas adesivas de morcego, setas eram as melhores e pioneiras. A luva era muito boa pro street as dum dum usei muito tb. Enfim a linha Pro Anarquica……… Hj nem existe marca de acessorios, tudo terceirizado da mesma fonte e baixa qualidade como pode depois de anos? Uma lixa mais podre que a outra, lixa só gringa. Roda então meu Deus!!! Parafusos porca 8 só aqui no brasa mesmo! Como diria o Thaide: “que tempo bom, que não volta nunca mais” bom post……poucas pessoas da pra trocar ideia antiga e atual ao mesmo tempo!

  5. Eu tive uma loja Skateshop em Muiabá-MT entre 1989 e 91, e revendia os produtos Anarquia, Urgh, mad rats e outras… a loja ia bem, infelizmente com a entrada do plano Collor, tive que fechar a loja. Fiz diversos campeonatos e cheguei a levar para um dos campeonatos o Rui Moleque e Dinho, que promoviam os produtos Anarquia na época! Bons Tempos. Queria saber onde andam e o que fazem hoje todos aqueles Skatistas que saiam nas revistas.

  6. PORRA VÉIO EU ANDEI MUITO COM AS DUM DUM E O NEGUINHO DA ANARQUIA MAIS TARDE CHAMADO DE WILSON NEGUINHO ATE HJ É MEU BROTHER !NA MESMA ÉPOCA ESTAVA ESTOURANDO NAS LOJAS OS SAHPES URGH TERRORIST I E II QUE ÉPOCA BOA !

  7. tenho até hoje um adesivo anarquia colado no vidro do quarto onde eu dormia na casa da minha mãe!!!1 só fazem 22 anos !!!! realmente época igual aquela nunca mais!!!!! em q vc pegava o busão e ia andar em São Bernardo do campo no paço municipal, passava o dia inteiro lá e no final da tarde voltava acabado e feliz pra casa !!!!!

  8. Oi Mauro!
    Sou testemunha ocular do sucesso da Anarquia! Pois trabalhei tanto na fábrica com seus irmãos, como na Anarquia com você. Era tão jovem!, Mas sua determinação, sua coragem, sua capacidade de empreendedor que fez da Anarquia o sucesso que era.
    Divulgando o esporte nas melhores revistas e apoiando e patrocinando atletas promovendo campionatos
    Lembra das rodas DUM DUM? Era um sucesso!… Todos os skaters queria uma no seu skate!

  9. dum dum as melhores rodas q ja tive, velhos tempos… 1989… galera d rampa taubaté… valeu

  10. nossa acessórios anarquia era coisa de barão, eu nao tinha grana pra isso…

  11. Porra eu lembro que eu não tinha grana para comprar então com meus apenas 13,14 anos cortava as lixas em forma de seta,caveras e morcegos assim fazia uma cópia barata das lixas da ANARQUIA…Porra essas rodas dum dum era um sonho eu tinha que andar com as famosas e horríveis rodas de sabão….rsssss era um slide e já era. kkkkkkk época boa demais….graças a Deus continuo amando o skate e graças a Deus hoje posso andar com um carrinho de melhor qualidade. rs. Parabéns pelo site vou divulgar.abraço.

  12. Yndyo andei de skate dos meus 14 aos 19 anos, e tenho o prazer de descrever que andei com a marca ANARQUIA, principalmente com as fabulosas rodinhas ANARQUIA DUM DUM 67 !!! Meu shape sempre tinha colado um adesivo da anarquia… Bons tempos…
    Hoje aos meus 36 anos voltei à ativa como remador usando BONES. Parabéns pela sua matéria !!!
    SKATE OR DIE !!!

  13. Marcelo ,eu saia do outro lado da cidade em direção a AV.bosque da saúde .
    mas todo esforço era reconpensado sempre encotrava ,w.neguinho,renato (taroba).
    muita gente boa de vez enquando o mauro saia final de tarde com uma galera para fazer uma seshion de skate era muito massa.tempos que ficaram na memória de quem curtia skate da epoca

  14. Boa noite galera tudo bem ? Queria ver com vocês se tem alguém vendendo um jogo de rodinhas dumdum da anarquia pois queria comprar a 63mm 97A .Obrigado galera boa época !!!!

    Jacareí SP

  15. A famosa linha Pro Anarquica!! Produtos Power! sem palavras

  16. Demais! Tive tudo o que você puder imaginar da Anarquia. De grabbers à um jogo de Dum Dum 67, que foi uma das melhores rodas que já usei. Na época então, com grana curta, sem produtos importados, a Anarquia era o melhor produto nacional disponível pra gente. Saudade dessa época.

  17. Ainda ando com um jogo de rodas 67mm da linha pró anarquica….são muito boas!!!!

  18. Esse lema Ande e entenda… putz perfeito o Marketing dos caras.
    Sem contar que todo mundo tinha um adesivo deles.

  19. putz gostei tanto das coisas da anarquia que hoje as 36 anos tenho uma skate shop com o nome fantasia ” anarquia skate shop” em homenagem a marca que pra mim marcou muito.

  20. eu morava no bosque da saude na rua samambaia… o bioni morava na esquina da rua tiquatira…. tinha um camnhao da temperos kitano que nunca saia da esquina da tiquatira… fizeram uma rampa do tamanho do caminhao bau na parte traseira e eu ficava ali com com os caras nas sessions quando saida da escola oemar… epoca boa taroba, nene uma galera colava la!!! as rodas dumdum eu tinha um jogo ate um tempinho atraz mas se perderam em uma mudanca…

  21. Boa tarde pessoal,

    Tenho a felicidade de ser companheiro de trabalho desse grande homem (Mauro Bioni)
    Quem quiser mais contato com ele segue seu contato (011)99550.1498

  22. Caraca véio…..Esse post é incrível….Eu lembrei de muita coisa boa dessa época.. O Neguinho trabalhava no Supermercado Niterói, ali na Tiquatira…Ele andava com a gente sempre com um skt velho pra caramba….Super incrível esse cara, sempre com um sorriso no rosto. E olha q ele era empacotador do mercado. Depois q ganhou campeonato ficou um pouquinho estrela mas continuava legal. Me deu um Shape Urgh Street Terroristas 1 azul assinado com estilete. Muito show…A rampa q falaram aí em cima depois foi para a r. GENERAL LINDOLFO CÂMARA FILHO antiga Travessa Jussara tinha 3 ou 3,5 m de altura….ficava próxima dos fios do poste. ANDEI MUITO NELA, na frente de um terreno baldio que ficava atrás da minha casa. Bons tempos….A empresa do Mauro era muito loka…. Tinha pichação nas paredes….Um Anarquia bem grande na parede….Eu quase fui patrocinado pela Anarquia….só q fui estudar….e depois perdi contato com o pessoal. Meu skt era um Shape Urgh Street Terrorist 2 Laranja com eixo Vertex Verde Limão rolamentos gringos NHBB e rodinhas Tracker. Bom…voltei pra ativa em ago2015….apenas 25 anos depois e tô melhor que nunca…Conheci também o Taroba…muito gente fina…e mais os caras da Jussara…o Lingú, Massao, Rona, Ronny, Heleno, Rogério Palestra, Zé, Reinaldo, Ni e o irmão, Julio, Junior, Márcio, Maurício, Marcelo, e por aí vai…devo ter esquecido de alguém…

    • Esqueci sim…o Diná….que nos ajudou a fazer uma rampa de 1,10m na frente da minha casa.Pra envergar a Madeirit jogamos água pra caramba e colocamos um carro em cima…rs…A gente curtiu muito até que depois de um tempo roubaram….Fdp…

  23. …orras até me dói o coração ver essas rodas… Sonhava em ter um jogo delas…. (As Bulet então era algo fora da realidade) pq a grana era curta.(no máximo um parzinho de grab’s) ..hoje compraria todos os modelos…..Anarquia era nome de peso no Skate nacional e até hj a rapaziada q viveu , reconhece… Parabéns ao criador da marca e por tudo q fez pelo Skate…

  24. Muito bom esse blog. A crise econômica está dureza. Achei muito bom esse video novo sobre como arranjar uma grana a mais criando videos no youtube. Imagino que dê uma força para pessoas com contas atrasadas por ai. https://www.youtube.com/playlist?list=PLEtEtE3JUy6-fiLp7YRidSEsN8saUQikY

  25. cara andava muito de skate no rs na cidade de sapucaia do sul, onde recebi de meus amigos o apelido de dum dum justamente por causa destas rodas … eram muito boas mesmo perfeitas para vertical

  26. Eu tive a oportunidade de andar com essas rodas era bom demais bah tanto no vertical quanto no street uma pena não fábricar mais essas rodas.

  27. Bons tempos.
    Maurão da Anarquia
    Spirro e Salvatore da SSW
    Taroba, Neguinho, etc etc etc.

    Pena que não volta mais.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.