2008
12.29
As Rodas ,Opacas e translúcidas
Rampas feitas de Fibra de vidro,com patrocínio da Pepsi
Equipe dos melhores skater do Brasil, em apresentação na cidade de Marilia Sp.
Super Show , muitas manobras.
ônibus fretado para equipe
Skate, segundo o Sérgio (dono da Dm) , tipo “exportação”.
DM Pepsi - 1978 - foto Kaus M.

DM Pepsi – 1978 – foto Kaus M.

Tail Tap de Luiz Gini na rampa de fibra de vidro, atrás Wandy segura skate 1978 - Foto Klaus Mitteldorf.

Tail Tap de Luiz Gini na rampa de fibra de vidro, atrás Wandy segura skate 1978 – Foto Klaus Mitteldorf.

team.....

team…..

Linha DM skates e peças 1978

Foto Klaus M.

 

Os Trucks...

                                            Os Trucks…

Olá amigos leitore(a)s do skatecuriosidade

A empresa Dm (Domoglass) skateboard, ficava situada na estrada Campo Limpo n 411 no Bairro de Santo Amaro Sp.
A Dm tinha ao Comando o empresário Sérgio, fabricava, rodas de uretano translúcido, Trucks ( modelo  PC – park Competition) Shapes em Fibra de vidro(com desenhos) e madeira, equipamentos de proteção, e até Rampas ( fabricadas em fibra de vidro). Foram os pioneiros em comercializar  o skate montado totalmente da marca e tudo feito no Brasil
A Dm também foi uma das primeiras equipes a sair em tour pelo  Brasil, A Equipe de 16 integrantes ( treze paulistas e três cariocas) era composta dos   melhores skater da época,(Sidney Ishiii, Jun Hashimoto,Ronaldo, Anésio, Allois, Vandi, Gini, Cláudio(capitão da equipe) Grilo, Ricardo Sanches, Ricardo Trovão, Gian, Bola 7, Geraldo, Pará e Come Rato.
Dm fretava um  ônibus para  levar os skaters e um caminhão (para levar as rampas de fibra de vidro), para as apresentações.
Com um uniforme impecável e patrocínio da Pepsi( uniforme era branco com lista azul escrito Dm), os caras eram  realmente  os melhores. Inclusive competiram nos EUA na NSA (National Skateboards Association) ficando em 3 na Jr e 5 na Master.
Me lembro bem de um evento que a Dm se apresentou, e os caras realmente mostravam as bases, também tive oportunidade de dar umas “batidas” em uma destas rampas que eram muiito escorregadias, e olha que as rodas daquela época eram macias e largas… imagina as  FP ,formula park 101 dureza de hoje.. rsr

Fonte – Revista Brasil Skate e Jornal do Skate – Acervo pessoal Eduardo Yndyo

abraço a todos.

19 comentários para

Comentári
  1. Essa DM é a mesma que faz tenis ate hj?

    • Não.. nõ e a mesma não.. Na epoca nós fizemos os designs, os moldes mas não lançamos no mercado….
      Edu da DM

  2. cara o blog é demais! se vc colocasse as datas ele seria perfeito!!

  3. Oi..Inna Augusta!! Obrigado pelo comentário…legal que tenha gostado do blog..
    Fica dificil colocar exatamente as datas… faço pequisa baseadas em revistas velhos jornais de skate… e mem sempre existe a data exata….normalmente só se referem ao ano…
    bju.

  4. Yndyo, parabéns pelo blog, nunca tinha entrado nesta parte das equipes, foi o Pastel que me avisou.
    Esta epoca só quem viveu é que sabe o que era, mas é bom compertilhar, e mostrar como era, porque muitas mídias dão a entender que o skate começou no fim da década de 80.
    É legal ressaltar que a DM, fez em 79 um campeonato grande em São Paulo, um no Riode Janeiro, e não me lembro dos outros lugares, foi o primeiro campeonato que participei, não fui bem. O Bê ganhou na minha categoria (junior), e o Osmar Fossa ganhou na (Senior). e os primeiros de cada lugar, fizeram uma final, para disputar no Anhembi, e os vencedores iriam se juntar a equipe e disputar o mundial em Ocian Side California, e foram convidados a fazer parte da equipe o Formiga e o Marcelo Neiva. E foi a equipe inteira para os EUA, foi um sonho pra quem foi, principalmente naquela epoca com tudo pago. Me lembro que até passou no Fantastico, “a equipe que iria representar o Brasil no mundial dos Estados Unidos. O brasileiro melhor colocado, foi o Osmar Fossa, com um 3º lugar na sua categoria, que eram várias as categorias tudo por idade.

    Valeu galera, um abraço e muito Skate.

    Folha.

  5. Algumas curiosidades envolvendo a DM e o evento em Oceanside citado pelo Folha:

    – Os cariocas da equipe estão envolvidos com o skate até hoje: Carlos Grillo é dono da Wave Rock, mix de escola de skate, pista e camp – onde tem a backyard pool mais casca-grossa do Brasil; Sidney Ishii anda em ladeiras e, entre outras coisas, fabrica decks customizados da marca Mustang; e Come-Rato trabalha numa skateshop e detona qquer transição em sua frente.

    – Em 1986, fiz uma viagem pra Brasília e Nordeste pra uma matéria pra Yeah q acabou não sendo publicada. Em Recife, tinha uma surf-skate shop em Boa Viagem com um “mini-half” na porta; um quarter era de madeira, o flat era de concreto e outro quarter era de fibra. Segundo o dono da loja, era uma das rampas da DM – só q com uma pintura de praia por cima da original.

    – Em Oceanside, Osmar Fossa ficou em 3o na categoria junior; já Marcelo Neiva terminou em 5o na categoria senior disputando contra alguns dos tops da época.

  6. Abraço Guto.
    É legal saber que tem uma galera das antigas na ativa, tirando o Come Rato que enconto com ele as vezes.
    Na parte de Ocean Side, o Osmar fossa era o mais velho, então ele não participava da categoria junior.
    Valeu e se tiver mais detalhes, vamos divulgar.

    folha.

  7. Ola gente!
    A DM realmente foi uma fabrica que fez história no Skate brasileiro!
    Infelizmente por problemas internos na fabrica ela fechou! Eu e meus socios nos separamos por motivos pessoais, etc….e cada um foi pro seu lado….
    Mas eu vou revive-la… espero ainda até o final deste ano.e vamos fazer de novo skates, patins, equipamentos de segurança, bikes, tracks, etc… com a mesma qualidade e força que ela tinha antes….
    Puta abraço para todos skaters, rollers e bikers
    Falem comigo
    Eduardo Brizzi
    Edubrizzi@hotmail.com

  8. Eai galera, tranquilo?
    Que bacana,é a primeira vez que eu entro no blog e foi muito por acaso. Foi o seguinte, vendi meu long e tô juntando uma grana pra comprar outro. Enquanto isso resucitei um dogtown todo original da DM, shape de fibra, rodas 76mm…(que veio dos EUA, segundo meus pais) e foi trazido por uma amiga dos meus pais para o meu irmão (pô, meu irmão é de 1972, esse skate deve ter vindo de lá por volta de 1980, 82 no máximo). Se quiserem entrem em contato que mando umas fotos (thiagoarthur1985@hotmail.com). Vlw galera, um abraço.

    • hahahaha, que viagem… a DM é nacional, meus pais viajaram que o skate veio de fora. Doido que a roda que tá nele é aquela verde da foto lá em cima. Vlww

  9. Foi uma honra fazer parte da DM PEPSE. Onde tudo era muito bom. Os donos eram muitos maneiros , e os amigos ….. sem palavras.

    SKATE SEMPRE…..

    ABRAÇO A TODOS.
    http://www.waverock.com.br

    Carlos Grillo

  10. Caraca, eu tinha um skate todo da DM. Tinha as rodas verdes e brancas e o shape era de “mogno” envernizado. Comprei tudo numa skate shop que tinha no Top Center da Paulista.
    Eu era muito panelero e mal conseguia tirar uma roda no quarter pipe aqui na zona norte de São Paulo. Parabéns pelo blog.

  11. Aeeeeee pessoal, alguém se lembra da WAVEPARK, na Av. Santo Amaro? cara, saia da escola e passava a tarde toda andando lá, …..
    abraçossss
    Quito

  12. Eu ainda tenho meu skate DM com rodas Wave Park.Estou tentando fazer replicas das rodas!Um abraço

  13. eu amo mt skate, e eu faço aula na pista de um deles, lá na wave rock skate park, o dono é o grillo. eles ensinam mt bem!

  14. também tenho um skate da DM, de fibra de vidro amarela. Sempre achei que era importado. A fábrica não existe mais? Alguém ainda tem peças deles?

  15. Hello.
    Um pouco depois que a Fabrica da DM chegou la perto da Vila Prel, eu e meus amigos de la fomos dar uma olhada. Vimos parte de uma rampa mostrado do fundo de uma area aberta. Nos eramos garotos ainda, e nossa adolescencia era skate. Um dia nos decidimos na cara dura irmos la e nos oferecermos como “equipe” para eles. Conseguimos chegar ate uma sala de escritorio. la, um homen pediu para que nos mostrassemos o que podiamos fazer. Ridiculo! mal havia espaco pra nada. Alguem deu umas 5 voltas num one-foot-tail 360, ate que o skate voou e bateu num cabinete de archivo. O Homem nos prometeu que nos daria cada um skates para testar mas nada mais por enquanto. Quando dois de nos voltamos la um tempo depois, ele disse que nao estava interessado em equipe. Quando a equipe DM-Pepsi official apareceu, nos riamos de nos mesmos pois eramos amadores comparados com as abilidades deles. Rsss. Nos eramos, Carlos Watanabe, Issamu Watanabe, Celso Da Silva e Jairo (Jairao), ja falecido. So aquele homem seja quem era talvez lembre deste episodio. Para nos, e uma boa memoria que carregamos com nos todos esses anos. Abracos a todos skaters daquela era. Celso 🙂

  16. Tenho um skate DM de fibra e rodas impecáveis.

  17. SOU PEDRO CELSO DE FREITAS HJ É DIA 14 12 DE 2016 SOU O DIRETOR O DA DM
    VOLTAREMOS AS ATIVIDADES EM 2017 AGUARDEM

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.