2008
09.22
Pista era Gigante
matéria do jornal do skate de 1979

matéria do jornal do skate de 1979

Fernando Tassara no áspero e cabuloso Bowl - Foto Eduardo Yndyo Tassara.

Olá amigos leitore(a)s  do skatecuriosidade

As  pistas eram  : um Bowl e um “Bacião“,construída por volta de 1979 (vila Santa Cecília)  andei lá algumas vezes no inicio da década de 1980,me lembro de alguns caras , Nescau, Evandro que eram os locais de lá.
Era uma pista Gigantesca , os caras apelidaram de “bacião” tinha uns 40 metros de comprimento por uns 12 de largura e uns 4.50m altura com coping e um canion(túnel) mas o”bacião tinha uma transição lenta e até fácil de andar mas bem áspera, e um dos lados tinha um parte que era fácil de dropar(não tinha coping nem quina, tipo canion de half, e até moto descia..ee os caras andavam de moto lá dentro) Já o Bowl era cabuloso com um 10 m de diâmetro e 5 metros de altura com pelo menos 1 metro de vertical com coping e canion(dava um gasss), sem flat com transição rápida , e com cimento áspero... bem cabuloso poucos se arriscavam andar lá.
Pista ficava em uma praça no Bairro Sessenta em Volta redonda, foi feita pela prefeitura e sem a supervisão de quem realmente andava de skate.
Ficou abandonada vários anos e Durou até 1994 tanto bowl quanto ao “bacião” viraram abrigo de mendigos mais tarde  deposito de lixo e entulho, e a Prefeitura acabou por enterra e construir uma praça por cima.
Eu estive nesta praça alguns meses atrás por sinal bem agardavél, e são poucas as pessoas do local que lembram da pista… no lugar do “baciao” muitas árvores , bancos e um quiosque com areia e brinquedos onde varias crianças se divertiam.

Fonte – jornal do skate de 1979 – acervo Eduardo Yndyo

Abraço a todos.

11 comentários para

Comentári
  1. meo!!! esse baciao cabou e eh o q realmente vc citou ai.. td tosco mas era unico na epoca, agora a nova prefeitura lancou um skate park aonde teve um paralelo entre os skatistas prof e a prefeitura! muito comentado por sinal e vc deve vir pra conhecer! fica na estrada ao lado do bairro tiradentes . de kem vem da dutra passa logo em frente da belezura. chegae

  2. eaii Joe Tb Obrigado pelo comentário,conheço uma pista em Volta R. que é coberta e tem area de street e minirampas, que quando chove apesar de ser coberta enche de barro do morro que tem ao lado rsrs
    Tb tem semi banks logo perto um todo verde este tb ja andei…
    abçssss
    skate sempre!!!

  3. Opaaa .. sou de Volta Redonda e essa pista fez parte da minha infância … suas informações são corretas, falham em apenas alguns pontos que vou citar!

    A pista (“BACIÃO”) era muito bem aceita pela mulekada , ja o bolw era praticamente impossivel de andar, nunca vi ninguem dropando ele, so entrando pela porta e rodando la dentro. a pista não fechou em 85 como você falou, ela durou mais ou menos até 94/95 e era mantida pela propria mulekada que curtia ela, limpava lavave e etc … porque a prefeirura praticamente abandonou … eram bem vindos “skates, bikkes, patins”, o problema começou quando a galera do motocross começou a andar lá, além de assustar a mulekada do skt e etc , o bacião era muito grande e o eco que fazia com as motos era muito grande, e os motoqueiros não tinham limite, usavam a pista muitas vezes anoite e com isso começaram muitas reclamações dos moradores da região com a polícia, problema da polícia com o motoqueiros, depois de passar um ano mais ou menos com isso e não tendo solução, e o lugar ja estava sendo usado por mendigos e usuarios de drogas, foi quando foi dada a sentença de MORTE ao BACIÃO e a uma boa parte da infância de muitos jovens .. enfim esse eh meu complementoo …
    abraçosss

    Diego Morgado

  4. Pow queria que tivesse outro bowl aki em VR.
    a Galera mais nova que ta começando no sk8 como eu, iria gostar mt
    a prefeitura podia construir outro bowl aki em VR vamo vê se agnt conssegue
    um abaixo assinado para eles construirem o “NOVO BACIÃO” para a galera curtir !
    Vou criar uma comunidade agora no orkut !! para conseguir um monte de assinaturas para agnt consueguir o novo Bacião”

  5. O Bacião não ficava na “Vila Santa Cecilia” ??

  6. Eu me lembro muito bem!!!
    Era cabuloso mesmo…
    Era muleque na época e meu sonho era andar naquelas paredes!!!

    Essa pista nunca saiu da cabeça da galera do skate de volta redonda!
    Obrigaddo!

  7. Para começo de conversa, hoje ao ler os post, quase fui às lagrimas ao relembrar os bons momentos na pista de skate que foi referencia na década de oitenta.

    Gostaria de parabenizar o nobre colega pelo registro histórico, ainda, registrar minha indignação com relação a MORTE do Bacião.

    Eu que sou de VR e, nascido no inicio dos anos setenta, tive o privilégio de andar ver muita gente boa dropando esse bowl’s, Ricardo R., Cezinha entre outros insanos.
    Uma imagem que nunca saiu da minha mente, aos nove anos de idade meu pai me levou para ver e conhecer a pista, e um vizinho contemporâneo nosso, aterrorizava aquela paredes de concreto, manobras de borda, aéreos e grinds, o Piniquinho era para poucos. Mas quando essa galera resolvia dropar no bowl, todos paravam para ver.

    Aquele dia marcou minha vida, tento passar este sentimento de liberdade para minhas filhas. Sensacional!!!

    Gostaria de saber se alguém mais tem fotos ou registros dos eventos da época.

    Obrigado pelo flashback.

  8. Morei toda minha infancia ao lado da praça que ficava o baçião, morro de saudade, foi a melhor época da minha vida. Queria informar que o baçião não ficava no bairro Tiradentes, e sim no bairro Sessenta.

  9. Cara que saudade!!!
    Fui criado na sessenta e andei muito no baciao de bicicleta e moto , na época uma Dt 180 , era muito bom ficava uma galera em cima do baciao esperando alguém chegar pra andar , eu era um dos que dava showww rsrsrs
    Rodrigo o. Groetaers

  10. Onde no bairro Sessenta fica essa praça?

  11. Moro em Volta Redonda e andei lá de bike, sempre tinha gente querendo assistir. De bike dava para percorrer toda a borda superior do Bacião e a gente ficava o tempo todo em 90°. Algumas brigas de alunos da Escola Técnica que fica ao lado, tambem eram resolvidas lá dentro (mas era coisa pequena, coisa de moleque) Passou um tempo que se usava muito pouco a pista ( acho que foram os videos gamers em assensão) e alguns caras começaram a usar drogas la dentro. ai foi o fim, mesmo não usando mais, fiquei muito triste, fazia parte da minha infancia, ainda sinto saudades. ficou um vazio. Parabéns pelo seu post.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.