2008
12.23
O Jornalista e fotográfo Sérgio Moniz junto com o Prefeito do Rj(1978) Marcos Tamoio.
14 Publicações em 12 meses entre 1978 e 1979
o Zine (reduzido) Jornal do skate de 1986

Olá amigos do skatecuriosidade

Jornal do Skate foi pioneiro no Brasil e na América latina no Formato de publicação Jornal (todo em Preto e branco) com 12 folhas no tamanho 40x30cm, com matérias sobre equipamento, decks,rodas,trucks,manobras,entrevistas,coberturade campeonatos e muiiitas fotos.
Não tenho exatamente a quantidade de publicações que saíram, porem tenho 14 exemplares que saíram entre 1978 e 1979. Mas descobri que no meio da década de 80 saiu um Zine do Jornal do skate mas em tamanho reduzido (tenho exemplar de 1986).
Jornal do skate tinha tirarem de 5.000 exemplares, era enviado ao Japão,Havai,EUA,África dos Sul, Austrália, Europa.
aqui no Brasil ia para os estados do Sp (interior)Rj, MG, RGSul.
e foi durante bom tempo uma referência para os skater Brasileiros.
O Jornalista e fotográfo e Editor responsável era o Sérgio Moniz,
Segundo Moniz seu jornal era Pobre em patrocíonio e Rico em Fotos(70%).
Outra curiosidade foi que Moniz diz que em um ano de foram tiradas , 1792 fotos de skate, e afirma que foi um recorde mundial para publicação sobre skate(na época), mas não conseguiu documentação toda para entrar para o Guinnes Book.
O Jornalista e fotografo Sérgio Moniz(in Memoriam) teve uma participação Importante na história do skate, infelizmente pouco lembrado!

Jornal do Skate -Acervo Eduardo Yndyo

Abraço a Todos.

1 comentário para

Comentári
  1. Gostaria de esclarecer que o intitulado “fotógrafo e jornalista” Sergio Moniz (Sérgio Moniz Sodré Corre a de Menezes) na verdade é um advogado carioca aposentado da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro que atuou de fato na década de 70 e 80 com revistas e fotos de eventos de skate e frequentava no verão a cidade de Cabo Frio – RJ onde teve que fugir ao final dos anos 80 por molestar crianças em um camping Cambrás na Estrada dos Passageiros n. 600. Sergio Moniz atualmente está condenado a 9 anos de prisão em regime fechado e encontra-se foragido da Justiça do Rio Grande do Sul por molestar sexualmente crianças no Município de Torres – RS. Mais detalhes no link abaixo.

    http://www.espacovital.com.br/consulta/noticia_ler.php?id=19209

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.