2008
09.24
Rodas nacional(torlay) de Baquelite (mesmo material que é feito cabo de panela)
O sessentão Frank Nashworthy, acompanhando as filmagens do filme Lord of Dog Town. 

Primeiras rodas as famosas Cadillac Wheels( translúcidas reeditadas) mas primeiras eram com cx bilhas e não com roamentos.
Uma revolução, Roda de material novo o Uretano!!!!
Frank - 1977

Frank - 1977

Frank Vibra com f/s air de Dan Murray - Monster skatepark (CA) 1978

Frank Vibra com f/s air de Dan Murray - Monster skatepark (CA) 1978

Olá amigo(a)s  leitores do skatecuriosidade

Na década de 60 as rodas dos skates eram de ferro/aço (herança dos velhos patins de 1920(30), no final de 60 teve pequena evolução fora criadas rodas de Baquelite (material que é feito cabo das panelas) e também um  tipo de “massa de ceramica” chamado de Clay mas a durabilidade era bem pouca e rodas “gastava” rápido.
Foi em 1972 que um Jovem  Americano vindo da  Virginia para Califórnia  apaixonado por surf e que gostava de skate descobriu por acaso um produto que vinha REVOLUCIONAR a história do skate O URETANO para as rodas de skate, O Nome do Descobridor é FRANK NASHWORTHY.
A partir deste momento os skater puderam usar uma roda que deslizava bem melhor, aderia e era muito bonita e bem acabada e tinha maior durabilidade.
Foram feitos diverso testes e descobertas várias dureza ( de 72 a 105 e diversos tamanhos) podendo assim os skatista escolher a roda para modalidade que iria praticar.
O Uretano para skate descoberto por Frank quando trabalhava em fabrica de poliuretanos foi utilizado no mundo todo e em diversas áreas.  Mas Frank não perdeu tempo em 1972(mesmo ano do descobrimento) investiu em formas para rodas criou a marca Cadillac Wheels (que viria a ser uma das rodas mais vendidas no mundo, chegou a vender mais de 300 mil jogos em um ano) mas os skaters do Mundo todo agradecem.

Segundo engenheiro Químico Eduardo Brizzi (foi dono da Dm skateboardes dos anos 70) -A criação dos poliuretanos é atribuida ao químico industrial alemão Otto Bayer (1902–1982), que descobriu a reação de poliadição de isocianatos e polióis]. O produto foi inicialmente desenvolvido como um substituto da borracha, no início da Segunda Guerra Mundial.
O Frank Nashworthy trabalhava em uma industria fabricante deste material para uso em ferramentas, etc, e acabou desenvolvendo a primeira roda de skate.
A Primera industria Brasileira a importar Uretano da Uniroyal e fabricar rodas para skates e patins foi a DM Skateboards em 1976/77.

Fonte – Net – http://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Nasworthy

Saiba mais – http://www.skatecuriosidade.com/rodas/cadillac-wheels

Abraço a todos

Sem comentário.

Comentári

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.