2009
03.03
Manobra Revolucionária….
Alan Gelfand na época em que deu primeiro “ollie” air

Tradicional Powell&Peralta , Tanque “ollie”
Deck lançado em 2007
Chiclete, um dos Muitos produtos com a marca “Ollie”
Capa da Concrete Wave 2003
Alan na sua pista em 2006
A skatepark “OllieWood”

Olá amigo(a)s leitores do skatecuriosidade

Um marco na história do skate, Alan Gelfand ficou conhecido por inventar” sem querer uma manobra em (transição) que viria  a revolucionar o mundo do skate
Nascido em Nova York em 1963, mudou com a família para Florida em 1968, em 1974 aos 11 anos ganhou seu primeiro skate , aos 13 anos ganhou seu primeiro campeonato.
Em 1978(aos 15 anos)  durante uma sessions com os amigos, Alan foi dar um f/s air, e sem querer não pegou no deck(no-handed), mesmo assim completou a manobra, assustado Alan tentou f/s air(desta vez propositalmente sem pegar) e acertou, na mesma hora os amigos da session o apelidaram de “ollie Pop” e nascia ali uma das manobras mais intrigantes para época.
Em 1979 Stacy Peralta chamou Alan para o Team Powell & Peralta junto co Ray “Bones” Rogrigues, Rodney Mullen, Hawk,Cabalero,Mc Mcgill, Montuain.
Durante um treinamento em 1981 Alan teve uma lesão séria no joelho(passou por uma cirurgia) e ficou afastado do skate por bom tempo, mas o problema no joelho persistiu e o afastou do skate.
Durante toda década de 80 e parte de 90 Alan passou a sua outra paixão, as corridas de automóvel, como piloto foi campeão em quase todas as modadilades que competiu, abriu uma oficina de preparação de carros de corrida a “OlliePrep” e é sócio de revendedoras” V.Depot” da Audi e Vokswagem nos estados da Florida e Califórnia.
Em 1990 a palavra Ollie entrou para o importante dicionário Oxford de inglês, mas sem os devidos créditos de Alan Gelfand, em 2004 depois de uma longa briga judicial os crédidos foram dados a Alan.
Em 2001 Alan retornou para o skate, e no ano seguinte mandou contruir a “OllieWood” skatepark situada em Holyhood, uma super pista(madeira), atualmente Alan continua nas corrida de automovél (corre com Porche Boxter 986) mas também pode ser visto em uma session com os amigos em sua pista.

Abraço a todos…

Assista  Alan Gelfand  realizando o “Ollie”

mais –

Sem comentário.

Comentári

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.