2010
09.24
Entrevista para revista Overall, e Teco Hoje.....

Entrevista "crazy" para revista Overall, e Teco "morador de rua" Hoje.....

entrevista para revista Overall - 1989

entrevista para revista Overall - 1989

Olá amigo(a)s leitores do skatecuriosidade

Nem sempre as postagens são prazerosas de se escrever!!! é muito  difícil ver a degradação da vida humana, seja  por loucura, droga, descaso… Em minhas andanças de skate pelo “mundo” me deparei com o Skater Tesmístocles mais conhecido como Teco Jumonji, o cara   fora no passado um  dos melhores skaters de freetyle   década de 80 morou por 3 anos nos EUA,  andou muito de skate por lá, voltou ao Brasil e acabou entrar em processo de esquizofrenia saiu de casa entrou para o “mundo das drogas”  e  e virou morador de rua…  por acaso o  achei em um estado lastimável (foto, ainda bem que não da para sentir cheiro….) ,vagando a esmo junto com dezenas de “andarilhos”… Fiquei emocionado por ele me reconhecer… e única coisa que pude fazer no momento foi pagar um  “rango”  e sentir, pena… e tristeza….  Total  descaso dos nossos governantes….. e fui embora…. refletindo.

Nestas  eleições vou rever meus conceitos……

Fotos revista Overall – – n 13 de 1989 – entrevistador Fabio Bolota e Fotos de Jair Borelli. Acervo pessoal Eduardo Yndyo.

Obs- Teco tem mais dois irmão skaters ( Ari ou  Harry que mora  em Los Angeles, EUA a mais de 25 anos) e Demostenes (que voltou recentemente do Japão) e mora na região do ABC Paulista. A familia e amigos até que tentam internação e  tratamento  mas o Maldito Crak e sempre  mais forte…. pena!!

Logo depois desta matéria, o Teco ganho repercussão no mundo do skate, pessoas aproveitaram as redes sociais divulgaram o que o teco estava passando  e centenas  ajudaram da maneira que dava (Andre Dantas e Bruno Pastor) se responsabilizavam pela internação e  recuperação do teco ….  Um ano depois o que vemos e outro Teco… já quase  recuperado,  e quem sabe voltando a vida Normal….  SEMPRE  HÀ UMA LUZ NO FIM DO TUNEL…. OBRIGADO A TODOS QUE COLABORARAM….

amigo Teco no Old school skate jam 2011... ainda em recuperação...

amigo Teco no Old school skate jam 2011... ainda em recuperação...

  OBS – Ate onde soube Teco segue se recuperando.

Abraço a todos

10 comentários para

Comentári
  1. Teco, aparentemente, foi vítima de esquizofrenia, e não drogas. O caso do meu irmão é semelhante – se manifesta por volta de 20 anos de idade – e é uma cruz que tenho que carregar. Agora eu pergunto: o que a família fez por ele ? O abandonou, deixando-o à própria sorte ? É obrigação moral e legal a mútua assistência dentro da própria família. Eu apóio o meu irmão até hoje. Nunca o abandonei … Não gosto de me meter com a vida pessoal dos outros, mas acho que foi sacanagem o que fizeram com o Teco !

  2. Pô Yndyão, arrepiei!
    No final dos anos oitenta encontrei o Teco no centro de São Paulo, irreconhecivel, descalço e com fome. Como no teu caso, pude apenas pagar um rango e quase briguei com o dono do bar (porque ele não queria deixar ele comer no recinto).
    Isso nos faz refletir muito sobre nós mesmo, quem somos e o que podemos fazer para tentar ao menos melhorar um pouco.
    Um pais que dizem ter “melhorado” e ter mais de seis mil leitos para tratameto de usuários de drogas (e quase mão de obra nenhuma para atender) ter na sua maior cidade uma legião de semi-zumbis perambulando pelas ruas em busca do vapor barato.
    Creio que todos nós devemos rever os nossos conceitos antes de votar.
    Abrax!

  3. muito triste essa parada, pois conheco o Teco e o Ari desde desde o final dos anos 70, tambem ja tentei ajuda-lo, logo que ele havia retornado para o Brasa, mas nao foi o suficiente… independente de que mtos de nos ja tentou, acho que temos nos unir e tentar fazer algo, junto a familia ou familiares, sei que nao e facil, mas sem o apoio dos amigos e da familia, nao vai ter solução, poderia ate começar realizando eventos de free style, para arrecadar fundos e tentar salva-lo.

  4. eu trombo ele direto pelo centro, cada vez mais incomunicavel =/
    a ultima vez que conversei com ele não entendi nada do que ele falo!

  5. que esta matéria do Yndyão seja o combustível para a galera dar um help para o Teco!!!

    O grande probema dele é a esquizofrenia e não a droga em si.

    VAMOS NOS MOBILIZAR!!!!

  6. TECO JUMONJI lenda do skate,esquizofrênico e largado às drogas.VAMOS AJUDAR? http://www.bit.ly/91VoNN #tecojumonjineedshelp

    Bombem no Twitter e Facebook galera!

  7. Essa Overall, com a entrevista com Teco, em perfeitas condições, está sendo doada e será leiloada. O dinheiro arrecadado será revertido integralmente para o tratamento do Teco.
    A movimentação toda está sendo centralizada aqui: https://www.facebook.com/home.php?sk=group_219497201398492&ap=1
    Providências já estão sendo tomadas, o cara já está em tratamento, estão levantando a grana para custear isso. Alguns passos já foram dados, mas a caminhada será longa.
    Além de doações em dinheiro (qquer merreca ajuda), podem colaborar de outras formas, verifiquem lá.

  8. PESSOAL , TIVE A OPORTUNIDADE DE VER O TECO ,NAS PIORES CONDIÇÕES EM QUE UM SER HUMANO PODE VIVER ,MAS TAMBÉM ESTOU PRESENCIANDO A VOLTA A VIDA DE UM SKATISTA QUE FEZ MUITO PELO SKATE , E GRAÇAS A UNIAÕ DE TODA GALERA DO SKATEBOARDING DE ONTEM E DE HOJE !!!! NOS AJUDEM A SALVAR A VIDA DESSE ÍCONE DO SKATE !!! http://www.facebook.com/?sk=ff&ap=1#!/home.php?sk=group_219497201398492&ap=1

  9. Moro com ele em um albergue em São Paulo ,ele é um cara nota 10 esta bem recuperado e correndo atrás do tempo perdido :]

  10. Ele esta em tratamento na ubs Jd.Eliana no Grajaú.

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.