Pirateadas, chupada, falcificada???


Olá amigos leitores do skatecuriosidade
Foi Momento obscuro da história recente do skate nacional, no final dos anos 80 empresários inescrupulosos entraram no crescente mercado do skate dos anos final dos 80s, mas invés de simplesmente usar criatividade e criar sua própria marca simplesmente copiaram as marcas Americanas famosas , a “cara de pau” era tanta que nem mudavam os nomes ou os desenho e lançavam no mercado artigos de péssima qualidade. Isto gerou um “atrito” entre o Brasil e EUA porque muitas marcas americanas tinha intenção de investir no mercado nacional. Fato marcante foi a vinda dos skater Tony Hawk e Lance Mountain ao Brasil (1988 para a apresentação no Projeto sp, tudo pago pela Sea Club uma marca ligada a empresa de jean Alpargatas e revista Overall) Acontece que tanto Tony e Lance eram patrocinados pela Famosa marca Powell Peralta /Bones Brigate e o Boss da equipe Stacy Peralta liberou para os caras viajarem para o Brasil MAIS sem o apoio da Powell, Stacy alegou que aqui pirateavam a marca Powell Peralta. O resultado foi que os shape do Tony tinha adesivos da Overall no nome Powell e deck que Lance usava estava escrito experimental, as roda eram as novas T Bones(desenhos raspados) também sem nenhuma identificação. Foi maneira que Stacy arrumou para Protestar e a marca Powell não aparecer. Na época pouca gente notou.
Fonte – fotos revista Overal – n 09 1988 e revista skatin’ 1988 acervo Eduardo Yndyo.
Abraço a todos
Pouca gente sim, mas nos da ATAQUE sabíamos o que rolava, infelizmente outros também chuparam outras marcas, uma delas era a “SIMS”, graças que isso é passado, mas em contra partida ainda existem os paraquedistas de olho grande no mercado Skate, mas quem é, é………………….ponto final………………..
Comprei um shape old scholl da santa cruz que diz ser feito de madeira maple canadense e vem uma etiqueta que diz ser feito na china, pergunto: será que estão mandando madeira maple do canadá para a china para depois “voltar”? Muito estranho, já ví shapes fabricados com madeira “maple chinesa”. Fico meio receoso com marcas consagradas fabricando em locais de pouco conhecimento/tradição. Podem ser até melhores, com supervisão mas…..