Campeonato de Skate Realizado no R.J – Clube Federal – 1976

One tail wheelie, de Badenes durante sua apresentação no Clube Federal- Foto Sergio Muniz – arquivo pessoal Flávio Badenes.
Manobras da época: Headstand (apoiando a cabeça),e Nose-Wheelie(acima).
Manobra – Nose- Wheelie de costas
O garoto Flávio com apenas 19 anos, em 1977, e o titulo de primeiro skatista a ganhar o campeonato no Rio de janeiro
Troféu ganho por Fávio Badenes no champ ... guardado com carinho...
Troféu ganho por Fávio Badenes no champ ... guardado com carinho...

Olá amigo(a)s leitores do skatecuriosidade

Realizado em 1976 na dependências do Clube Federal do Rio de Janeiro, com mais de 50 inscritos , e Organização da Waimeia e Clube Federal e Cesar Chaves, o campeonato teve um grande repercussão na midia da época.
Vencido pelo skater Carioca Flávio Badenes( cat. senior, principal) e Mario Raposo (cat. Junior) , e lógico ganhou o Titulo de primeiro skater a ganhar um campeonato no Rio de Janeiro
Mário Raposo venceu na categoria jr.
As manobras eram : 360s, Weellies, Handstand,nose e tail Wheelie.
Os skates usados eram na maioria importados: Bahne, Super Surf, Hang Ten, Cadillacs, e alguns nacionais, Bandeirante e Torlay.
Atualmente Flávio Badenes vive na Europa e pratica e compete na modalidade Slalom, e soube que abriu uma escola para praticantes de slalom a Slalom Skateboard Sportpark Sloten.

Fonte Revista “Esqueite”  de 1977- Acervo pessoal Eduardo Yndyo

abraço a todos

10 thoughts on “Campeonato de Skate Realizado no R.J – Clube Federal – 1976

  1. Gostei de ver mais que eu me lembre,houve o primeiro campeonato Nacional de Skate em São Paulo,na frente do colègio objetivo,saímos com uma turma de 24 integrantes patrocinados pela Fedato sPORTS DE Curitiba,trouxemos duas medalhas uma de quinto lugar,que o Polaco,Carlos Alberto Bastos Oliva Recebeu,e eu como Vice-campeã,e isto até hoje não foi lembrado,na época foi televisionado,e saiu na Gazeta ESportiva,foi maravilhoso,eramos patrocinados pela Torlay,e pelos capacetes induma,abçs

  2. Olá Elagne!! Obrigado pelo comentário e legal que gostou do blog.
    O campeonato que vc se refere e antes de 1976??? a do clube federal do rj, consta nos livros e revistas da época. eu estou admirado por ter tido outro campeonato na mesma época e não existir nada documentado, a respeito. mas vou pesquisar a respeito…
    Obrigado.

  3. Se quiserem mando copias dos jornais da época, tenho alguns recortes ainda. Sem a mínima dúvida o primeiro foi o do Rio. Este campeonato o qual a Elagne se refere eu realmente nunca ouvi falar. Seria interessante se ela pudesse passar maiores informações.
    Na minha época haviam 2 meninas que andavam de skate, uma era a Flávia e a outra a Denise e era só….

    Elaigne a que ano voce está se referindo???

  4. Flavio, o campeonato do Federal foi um campeonato CARIOCA com poucos integrantes. Voce ganhou na Senior e eu na junior. Eu ganhei o primeiro campeonato brasileiro em 1976 que contou com a participacao de skatistas do Rio, SP, minas e bahia. (Vide Brasil Surf, Veja, Manchete, Jornal do Brasil)

  5. Meu nome e PAULO Rosa Soares,eu fazia parte da equipe Waymea,fui o segundo colocado na categoria + de 18 e tive o prazer de conviver com todas as feras do skate desta epoca.
    Obrigado por me relembrar destes dias tao felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.